sexta-feira, 25 de abril de 2014

A Terra Pulsa




Crédito: Courtesy of John Nelson/IDV Solutions


Não percebemos o quanto a humanidade está interligada, apesar das diferenças de religião, cultura e línguas dos povos. Somos, de fato, um único e grande organismo vivo. Na agitação cotidiana é difícil parar e perceber o outro, ou melhor, os outros. Caminhamos para um entorpecimento, como se nossa humanidade estivesse se perdendo aos poucos e não nos damos conta disso. Estamos nos fechando em nós mesmos, ficando rudes, duros, secos.
A simplicidade parece que não existe mais. Sempre estamos atrás de algo, da próxima conquista que finalmente trará satisfação, e assim a vida passa...
Nosso  modo de viver está cada vez mais mecânico, como em uma linha de produção. Será que estamos nos perdendo em meio a nossa pretensa modernidade? Como perceber a nossa vida na Terra, como cuidar deste planeta tão forte e ainda assim frágil?
É preciso compreender a diversidade que nos une, a ligação humana com a Terra, a vida que pulsa em nosso planeta. Precisamos desacelerar e apreciar o que temos de mais importante: a natureza e as pessoas.
O Profeta Gentileza denunciava o mundo, regido "pelo capeta capital que vende tudo e destrói tudo". Via no circo destruído em um incêndio em Niterói uma metáfora do circo-mundo que também será destruído. Mas anunciava a "gentileza que é o remédio para todos os males". Um refrão sempre voltava especialmente nas 56 pilastras com inscrições na entrada da rodoviária Novo Rio no caju: "gentileza gera gentileza". Convidava a todos a serem gentis e agradecidos. Quem aceita o convite?




No Museu Virtual Gentileza você encontra a história do Profeta Gentileza e sua peregrinação pelas ruas do Rio e Niterói, além das imagens das pilastras com suas palavras.











2 comentários:

  1. Oi Ana, muito legal o seu blog.
    Pena que as palavras de gentileza não resistem à tinta cinza, né?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo, mas as palavras de Gentileza podem ficar gravadas em nós e aí não há tinta que apague. Obrigada pela visita!

      Excluir