sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Escrita Salva


Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.    


A história de um Raimundo, para quem a "rima" foi a solução. Linda história! Mas também muito triste! 




**********
Condicionado no dicionário quer dizer: imposto como condição. Raimundo, "O Condicionado", sofreu uma violência corriqueira, insidiosa e traiçoeira, a perda da expressão, do seu lugar de sujeito. Tentaram condicionar sua existência ao silêncio de seu discurso. 
A violência é, infelizmente, uma realidade em nossa sociedade. É claro que evoluímos, construindo limites e padrões de civilidade que não permitem mais atrocidades como escravidão e tortura, por exemplo. Porém é óbvio, que ainda não chegamos lá. Mas, onde é lá? Lá é o lugar em que as pequenas violências causam indignação e não se naturalizam.
Quantas vezes calamos a voz do outro sem nem mesmo percebermos? Na escola  crianças aprendem que a única voz válida é a do professor, no trabalho, muitas vezes, só o chefe tem voz, os políticos ignoram a voz dos seus eleitores. 
Raimundo conseguiu romper a concha do ostracismo, e abandonou a "ilha" que lhe foi reservada. Sua escrita tornou-se  a forma de sua expressão, seu grito incondicional de alerta. "Desgraçado do homem que se abandona" e se cala.

**********

Raimundo nasceu no dia 1º de agosto de 1938, na zona rural de Goiás. Chegou a São Paulo com 23 anos. Foi jardineiro e vendedor de livros. É morador de rua desde 79, no mesmo local desde 96. Um verdadeiro poeta! Tem um diário e escreve suas “mini páginas”, que distribui para quem passa por ele. Todas têm data de nascimento e um número de série. Assina suas obras como “O condicionado”.
Neste link mais detalhes da história de vida do Raimundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário